PROGRAMA TRANSFORMAR – Ed. #014

Muitos empreendedores e empresários me perguntam: como podem encontrar dinheiro para financiar suas empresas, para que elas possam desenvolver, crescer e principalmente aumentar a sua venda e a carteira de clientes.

Eu costumo dizer que não há fórmula pronta, e divido a resposta em três partes:

PARTE 1: PARA QUEM ESTÁ NO INÍCIO DO NEGÓCIO OU AINDA QUER ABRIR UM NEGÓCIO.

a.     Elabore um plano inicial para o seu negócio, defina o que vai fazer, para quem vai vender, como vai vender, quanto vai gastar e quanto vai cobrar pelo seu produto ou serviço. Não se prenda a planos de negócios complexos, para começar algo corretamente o importante é pensar e escrever, ou seja, neste exercício o seu sonho ou sua ideia tem que ser bem definido.

b.     Busque conhecimento e auxílio de quem já viveu esta fase em seus negócios, através de conversas com empresários, consultores ou mentores que tem experiência na abertura e início de negócios, na internet através de canais que trazem experiência sobre o tema e através de capacitações, treinamentos e workshops. Assim será possível adquirir experiência para ser aplicada na construção do seu negócio.

c.      Pense no seu negócio todos os dias. Descreva os seus processos, gaste muitas horas para definir o máximo de detalhes que puder. Pense no cliente, no produto ou serviço, na venda, no marketing, no canal do cliente etc. Verifique os recursos que irá precisar, desde mão-de-obra (especializada ou não) e equipamentos e insumos. Dê preferência aos fornecedores locais, pois além de prestigiar as empresas de seu País, você contribuirá para o aumento do número de empregos, na circulação de dinheiro, na economia local e cumprirá a sua função social, como empresa, que é o desenvolvimento e sustentabilidade da economia do seu País de origem.

d.     Não tenha pressa em enriquecer, nenhum negócio nasce, cresce e fica enorme em 30 dias, o imediatismo vai acabar com o seu sonho, com a sua esperança e com o seu negócio. Empreender leva tempo e precisa ter um planejamento mínimo para que ocorra tudo bem durante o processo de implantação do seu negócio. Muitos estudos demonstram que o tempo mínimo de maturação de qualquer negócio é de 5 anos (cinco). Os dois primeiros anos, são os mais importantes, pois você tornará a sua marca conhecida, fará parcerias que serão permanentes, outras nem tanto e o mais importante, definirá corretamente o seu público alvo e fortalecerá o seu produto.

e.     Não tenha medo de errar e principalmente alterar a trajetória do seu negócio durante o processo de consolidação da marca. É muito comum iniciar com um tipo de negócio e público alvo e verificar ao longo da implantação que o seu conhecimento está voltado para outro tipo de negócio e público alvo. Reveja sempre o seu plano de negócio simplificado ou super elaborado, isto é uma tarefa que trará benefícios. O Coach Empresarial é um profissional que pode auxiliar muito na orientação de suas competências, pontos fortes e aqueles que você precisará potencializar ou desenvolver para torna-se pleno na gestão do seu negócio. Lembre-se que toda busca de conhecimento deve ser vista como um investimento e não como um custo, pois se bem aplicados podem trazer grandes retornos.

f.       Busque parcerias em todas as áreas que possam potencializar e desenvolver o seu negócio, você não é o super empresário que faz tudo. Lembre-se que sozinho, alcançamos e realizamos uma parte do todo, mas juntos podemos ir mais longe. Trabalhe corretamente, junte-se com parceiros certos e estratégicos e com certeza o seu negócio vai crescer, fortalecer, prosperar, se tornar autossustentável e perene.

PARTE 2: PARA QUEM JÁ TEM UM NEGÓCIO.

Se partirmos do princípio que você já tem tudo que está descrito na Parte 1, você está em um nível mais maduro e quer buscar ampliar ou expandir o mercado da sua marca e a sua lista de clientes. Neste caso, é necessário identificar na sua atividade comercial, quais são os registros, licenciamentos e certificações que a sua empresa deve possuir para atender os clientes nacionais ou internacionais.

Este tem sido um grande desafio para muitas PMEs, pois para conseguir ampliar a sua capacidade de produção e vendas, precisam se adaptar as exigências de normas internacionais e possuírem um processamento mais detalhado em conformidade com padrões de qualidade e prestação de serviço que possam ser garantidos aos clientes.

As PMEs que buscam ajuda neste sentido, tem se destacado, e suas marcas conseguem atender tanto o mercado local quanto o internacional. Desta forma é muito importante que você olhe para o seu negócio e veja como você pode, atender estas exigências. Estamos falando aqui de certificação de ISO 9001, 18.001, 22.000 e 55.001 que já tratamos em artigos passados. Caso não tenha recebido os artigos anteriores envie um e-mail para comunicacao@gcnmoz.com que providenciaremos uma cópia para você.

Tenha em mente que sua empresa existe para atender as demandas externas (clientes) que dependem das demandas internas (colaboradores e fornecedores) diretamente ligadas. Então para que o seu negócio se torne sustentável tantos os colaboradores, quanto os fornecedores, devem estar estimulados a atenderem no seu produto ou serviço, constantemente, as necessidades de qualidades, segurança e durabilidade exigidas por seus clientes.  A valorização e o empoderamento dos agentes internos do seu processo através de treinamentos, capacitações, cursos e workshops, lhe trará benefícios de melhoria constante, através da redução de custo e aumento da qualidade e da produção.

Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz” (Bill Gates), invista nos seus colaboradores e fornecedores.

 PARTE 3: COMO VOCÊ PODE FINANCIAR O SEU NEGÓCIO.

 Após ter executado a Parte 1 e 2, existem 4 (quatro) formas de financiar o seu negócio:

1. RECURSOS PRÓPRIOS: este é o melhor procedimento, é quando você acredita no seu negócio e fará qualquer sacrifício para que ele se torne sustentável e duradouro, de preferência, perene. Para que isto aconteça, é fundamental que você reveja as suas finanças pessoais e empresariais. E faça uma análise e um levantamento detalhado de como você gasta o dinheiro. Veja quais os gastos supérfluos que você pode cortar no curto prazo (imediatamente), no médio prazo (no mês), no longo prazo (no ano), e determine quanto pode economizar. Analise quanto recurso você precisará investir no seu negócio ou na expansão dele. Não seja tão ambicioso a ponto de quer o todo, divida o seu investimento em pequenas partes e conforme o seu negócio cresce em receita e lucro, você o amplia, assim alcançará os objetivos com maior rapidez e eficiência.

2. RECURSOS DE TERCEIROS: Compreenda o processo do seu negócio em detalhe e faça uma boa negociação com seus fornecedores, para ganhar tempo no pagamento de insumos.

3. RECURSOS DE EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS OU MICROCRÉDITO: estes recursos são bem-vindos. Você deverá ter um bom planejamento, caso contrário esta ajuda pode tornar-se um problema para o seu negócio. Tenha atenção porque, neste caso, as instituições bancárias ou de microcréditos precisarão de garantias para liberação dos recursos.

4. RECURSOS DE INVESTIDORES E DOADORES: Elabore um Pit do seu produto ou serviço e aprenda a defendê-lo em três minutos, sustentar a ideia e demonstrar consistência e conhecimento, atrairá a atenção dos investidores e doadores. Mantenha sua documentação em dia e fique atento aos editais que estão frequentemente em circulação no País, pois existem doadores que financiam grande parte da capacitação, treinamento, mentoria, consultoria, coaching, certificação, licenças e equipamentos que podem alavancar o seu negócio.

Lembre-se a solução para um problema é o seu produto ou serviço, o dinheiro é uma consequência do que você faz. Pense nas pessoas quando pensar no seu negócio. Espero que este artigo possa trazer contribuições e reflexões que transforme o seu sonho e sua ideia em realidades inovadoras. Caso precise de ajuda, procure a GCN Moz, nós podemos apoiá-lo na realização de seu negócio.

Por Dalmar Santos

GCN MOZ – A ESTRATÉGIA CERTA PARA O SEU NEGÓCIO!

CARLA KREISCHER WENDLING

telefone do Brasil: +55 24 98858.8178

telefone de Moçambique: +258 8415.62715

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos ajuda-lo?