A maioria de nós busca elevar a performance tanto na vida pessoal como na vida profissional. É muito comum confundirmos o significado de mentoria, consultoria e coaching. A GCN MOZ te convida a entender um pouco mais a diferença.
O que é Mentoria?
O Mentor é um experiente profissional em uma determinada área de actuação, que irá compartilhar, somar conhecimentos para estimular melhores resultados. É como se fosse um “tutor” ou conselheiro. Por exemplo: Você irá assumir um cargo de Director de Recursos Humanos de uma nova empresa, e está a sentir insegurança em relação aos novos desafios que irá encontrar, então você pode contratar um mentor com amplo conhecimento e bagagem em RH para te aconselhar.
O que é Consultoria?
O Consultor é aquele profissional que trabalha focado em estudar o cenário, diagnosticar problemas e recomendar acções e soluções. Um exemplo: O departamento de logística da sua empresa está com constantes atrasos de entrega de produto, o que resulta em prejuízos financeiros e insatisfação dos clientes. Nesse caso, o consultor, que é um especialista em logística, por exemplo, irá estudar todo o processo, analisar as informações, elaborar um projecto, implantar as soluções e acções necessárias para a obtenção de melhorias no resultado.
E o Coaching, o que será?
O Coach não dá conselhos como faz o mentor. Também, não dá soluções prontas ao cliente, como faz o consultor. O profissional vem como um companheiro. O Coaching é o processo de parceria entre o Coach (profissional certificado) e o Coachee (cliente), que ocorre em sessões individuais, com o uso de perguntas poderosas, metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validades, que estimulam o Coachee a identificar as suas competências, a trabalhar e a potencializar novas competências, com foco no aumento dos conhecimentos, das habilidades e atitudes. Nas secções, o Coachee é estimulado a identificar a situação atual A (presente), suas metas, seus recursos e definir os passos para chegar à situação B (estado desejado). 
Segundo o Director da GCN Moz, Dalmar Santos, o Coaching é importante e permite ao Coachee definir e atingir metas pessoais, alavancar sua carreira e ampliar o seu desenvolvimento profissional e pessoal. E enfatiza, que para maximizar as competências e potencializar os resultados positivos do Coaching, é necessário que haja comprometimento, foco e dedicação do Coachee. Como exemplo, descreve o caso de um Coachee que actua em um determinado ramo profissional e se surpreendeu, durante as sessões, ao identificar através de seus objectivos e metas, que possuía recursos e competências suficientes para seguir os próximos passos e actuar na sua carreira de formação. Ao discutir o caso com um amigo, alcançou um objetivo antigo, abrir seu próprio negócio e atuar naquilo que lhe faz sentido e que toca o seu íntimo; transformar espaços e objectos, em locais e peças, que se integrem ao ambiente e despertem o interesse e o desejo das pessoas.
